20 maio, 2011

Tipos de pele

Buenas não achei o cabo da câmera ainda e desconfio que alguma das minhas coisas fofas papo ele rs
Mas fiquei pensando no que falar ai lembrei desse texto que escrevi a um tempo atrás sobre tipos de pele, então vamos lá falar um pouco sobre a pele.



Eu sempre pensei que uma pele bonita bastava ser bem maquiada, mas quanto mais fui estudando sobre maquiagem descobri que para ter uma pele bonita é preciso cuidar dela direitinho. Ta mas como fazer isso?

Uma alimentação saudável (frutas verduras, nada frituras gorduras e bebidas alcoólicas) beber bastante água e atividades físicas também ajudam, cuidar da pele de dentro pra fora. E de fora para dentro entram os protetores solares e hidratantes (ou dois em um).

Mas quem aqui nunca comprou aquele creme bombástico que prometia maravilhas e não fez nada para sua pele e na moça lá deu certinho?
Isso acontece por que existem diversos tipos de peles diferentes cada uma com suas necessidades, aposto que a maioria de vocês sabe que 4 tipos básicos de pele né, mas de acordo dom a dermatologista norte-americana Leslie Baumann autora do livro Pele Saudável existem 16 tipos de pele diferentes.
Para termos um resultado melhor com produtos para a pele é importante saber qual é o nosso tipo de pele certinho assim economizamos uma boa grana com melhores resultados. Bora lá conhecer os tipos de pele (lembrando moças que o melhor caminho para uma pele saudável é consultar um dermatologista)
Para descobrir qual o seu tipo de pele veja em quais desses itens sua pele se encaixa melhor:

Oleosa (O)

Pele de aparência brilhante, a pele sofre de desequilíbrio no funcionamento das glândulas sebáceas. Como é uma pele que produz muita seborréia (secreção sebácea ou sebo), este excesso de gordura obstrui os poros proporcionando a formação de cravos e espinhas.

Características:

- aspecto espesso e gorduroso
- cor amarelada
- poros dilatados
- brilho úmido, especialmente nas áreas da testa, nariz e queixo
- maior tendência a ter poucas rugas
- cravos e/ou espinhas e/ou acne
- tendência à dermatite seborréica (lesão avermelhada e descamação)

As causas da oleosidade geralmente estão relacionadas com o desequilíbrio hormonal que desencadeia um mau funcionamento glandular no organismo, especialmente das glândulas sebáceas. É comum as pessoas com pele oleosa ou normal terem algumas partes do corpo ressecadas, como os pés, joelhos e cotovelos.
A pele mesmo sendo oleosa precisa de hidratação devendo dar preferência a produtos em gel, loção “oil free” não oleosa ou produtos em pó.

Desidratada ou Seca (D)

A pele apresenta-se opaca e com descamação. As pessoas de desidratada apreciam produtos em creme. Muitos acreditam que esse parâmetro seja afetado apenas pela produção de óleo, mas a condição da barreira da sua pele também desempenha um papel importante.
Apesar de dermatologista Baumann não citar existe uma diferença entre a pele seca e a desidratada:

A pele seca sofre de um desequilíbrio no funcionamento das glândulas sebáceas e/ou sudoríparas. Por insuficiência de gordura (pele alíptica). A principal característica da pele seca é apresentar marcas de mímica facial.

Características:
- aspecto fino e transparente, as vezes farináceo;
- pouca elasticidade, tendência à flacidez
- sem brilho, opaca
- muitas rugas, porém finas
- tendência ao envelhecimento precoce
- sensível, sujeito a irritação
- tendência a telangiectasia (lesão pela dilatação de pequenos vasos sanguíneos)

Já a pele desidratada é seca por falta de água.

Características:
- aspecto áspero
- predisposição a fissuras
- descamação em forma de caspa miúda (visível quando se segura a pele entre o polegar e o indicador, levantando-a ligeiramente ou quando se raspa suavemente a superfície da pele com uma espátula).
- sensível e irritável
- não tolera produtos fortes

Beber pouca água pode levar a esse tipo de pele. Outras causas são distúrbios glandulares, desequilíbrio das funções dos ovários, da glândula tireóide e supra-renais, ou a perda de água dos tecidos provocada pelo envelhecimento.

Sensível (S)

É o tipo de pele frágil, fina e bastante irritável. Fica avermelhada com facilidade, pois reage facilmente ao contato com agentes externos, como sol, cosméticos inadequados, variações climáticas, etc. Essa pele também pode ter tendência a desenvolver acne, rosácea e dermatites.
Muitas vezes responde com ardor ou prurido ao contato com algum cosmético ou medicamento, estimando-se que este tipo de pele ocorra em 10% dos usuários de cosméticos. Tal reação negativa não se caracteriza como alergia, pois, ao utilizar o mesmo produto em outra parte do corpo não há reação de intolerância.
De modo geral, as peles claras têm maior tendência a apresentar sensibilidade

Resistente (R)

A pele resistente tem uma barreira da pele resistente e geralmente necessita de produtos com ácidos fortes ou com alta concentração de ativos para ocorrer penetração na pele e obtenção do resultado desejado.

Pigmentada (P)

Todos que têm manchas escuras, como melasma, manchas de sol, sardas,… são considerados tipos pigmentados.
Pra quem como eu tem esse tipo de pele não esqueça mais ainda do protetor solar, pois ele ajuda a minimizar o aparecimento de novas manchinhas

Não Pigmentada (N)

Sem manchas (uma pele homogenia).

Tendência a enrugar (E) ou Firmeza (F)

Esse dois fatores só aparece em mulheres de mais idade, alguns fatores que contribuem para o envelhecimento (rugas) da pele são: exposição solar, cigarro, drogas, álcool, má alimentação, dentre outros.

-------------------------

De acordo com o sistema os 16 tipos de pele são:

1- Oleosa, Sensível, Pigmentada e tendência a Enrugar (OSPE)

2- Oleosa, Sensível, Pigmentada e Firme (OSPE)

3- Oleosa, Sensível, Não-pigmentada e tendência a Enrugar (OSNE)

4- Oleosa, Sensível, Não-pigmentada e Firme (OSNF)

5- Oleosa, Resistente, Pigmentada e tendência a Enrugar (ORPE)

6-Oleosa, Resistente, Pigmentada e Firme (ORPF)

7- Oleosa, Resistente, Não-pigmentada e tendência a Enrugar (ORNE)

8- Oleosa, Resistente, Não-pigmentada e Firme (ORNF)

9- Desidratada, Sensível, Pigmentada e tendência a Enrugar (DSPE)

10- Desidratada, Sensível, Pigmentada e Firme (DSPF)

11- Desidratada, Sensível, Não-pigmentada e tendência a Enrugar (DSNE)

12- Desidratada, Sensível, Não-pigmentada e Firme (DSNF)

13- Desidratada, Resistente, Pigmentada e tendência a Enrugar (DRPE)

14- Desidratada, Resistente, Pigmentada e Firme (DRPF)

15- Desidratada, Resistente, Não-pigmentada e tendência a Enrugar (DRNE)

16- Desidratada, Resistente, Não-pigmentada e Firme (DRNF)


 -------------------------

Do meu ponto de vista como maquiadora todos os tipos de pele independentes de ser seca ou oleosa é importante higienizar a pele usando sempre produtos próprios para você por isso eu repito procure um bom dermatologista para saber quais são os melhores produtos para sua pele.

Higienização
Demaquilar;
Limpar;
Tonificar (pele normal) / Adstringir (peles mistas e oleosas);
Hidratar a área dos olhos;
Hidratar;
Proteger a pele com Filtro Solar (FPS 30+).

Hidratação Profunda
Demaquilar;
Limpar;
Esfoliar;
Tonificar / Adstringir;
Utilizar mascara facial de acordo com o tipo de pele (por aproximadamente 20 minutos)
Hidratar a área dos olhos;
Hidratar;
Proteger com Protetor Solar Tonalizante (FPS 30+)






2 comentários:

Ideia Substancial disse...

Ai que bacana o post, é muito importante a gente saber o tipo de pele pra poder limpar e hidratar da forma certa. Bjoooooooooooo

Dani`s disse...

Um mimo seu espaço, super bonito prende a atenção de nós blogueiras para ler seus posts, já me tornei seguidora!Quer ganhar um conjunto com mais de 30 itens diversos, é só me seguir prestigiar com sua visita em meu espaço e concorrer!!!

http://www.danisnaweb.com

Beijos!