01 setembro, 2012

Lentes de contato IV - verdade e mentiras sobre as lentes de contato


Oies pessoas, vamos para a ultima parte dos textos sobre lentes de contato, hoje vou esclarecer algumas duvidas que muitas pessoas tem sobre o uso das lentes. Bora lá descobrir o que é mentira ou verdade:


> Não tem problema dormir com as lentes de contato.
Dormir com as lentes de contato pode causar machucados na córnea, o olho não vai oxigenar direito, pode ocorrer contaminação e até problemas mais graves tais como úlcera de córnea.

> Minha lente de contato entrou para trás dos meus olhos.
Anatomicamente impossível, a membrana que cobre nosso olho esta ligada ao interior da pálpebra, se tu perdeu tua lente não te esquenta ela saio e tu nem viu.

> Soro fisiológico é mais barato posso usar ele no lugar da solução especifica para lentes de contato.
Já disse isso nos textos anteriores, ele pode até mantes tua lente hidratada, mas não faz a mesma limpeza que a solução, use somente em ultimo caso e uma vez na vida.

> Como uso lentes de contato não posso usar colírio se não minha lente vai cair.

Não só pode como deve utilizar colírio ao longo do dia, entretanto deve ser um colírio especifico para lubrificação do olho (hidratando o olho e ajudando na oxigenação). Caso tenha algum problema no olho converse com oftalmologista e fale que usa lentes de contato ele provavelmente vai te desaconselhar o uso das lentes durante o tratamento. O uso de colírio lubrificante é de no máximo cinco vezes ao dia.

> As lentes podem grudar no olho.

Em geral as lentes são de fácil remoção, mas pode acontecer ainda mais se o olho estiver muito seco ou você tiver dormido com elas, em geral uma gota de colírio lubrificante resolve. Caso o problema persistia entre em contato com teu oftalmologista ou procure o banco de olhos mais próximo.

> Só posso dirigir usando óculos.
Não meu povo, esta escrito lá na tua carteira “obrigatório uso de lentes corretivas”, se o Sr. policial insistir peça educadamente para ele te acompanhar ate o banheiro mais próximo para que você possa fazer a higienização adequada das mão e retirar as lentes para ele conferir. É serio já aconteceu isso comigo mais de uma vez e dou sempre essa resposta. Independente do teu problema de visão hoje em dia tem lentes de contato para tudo então não é necessário uso de óculos.

> Posso ir na piscina e no mar com as lentes sem me preocupar.
Tecnicamente não pode, o cloro e microrganismos que são encontrados nesses lurares podem se alojar nas lentes de contato. Quando for mergulhar tenha muito cuidado para não ter contato da água com os olhos e assim que chegar em casa faça uma boa limpeza nas lentes. Para quem curte piscina e mar deixo minha melhor dica, use lentes descartáveis, podem ser as que duram um ou dois meses se a lente ficar ruim com todo esse contato com a agua não tem problema em jogar ela fora.

> Posso usar minhas lentes quando tenho algum problema no olho.
Se tu tiver uma inflamação ou infecção não use as lentes só vai piorar a situação, procure sempre um oftalmologista que ele vai poder te orientar melhor.


> Quem usa lentes de contato tem mais probabilidade a ter infecções no olho.
De certo modo isso é verdade, se não seguir uma rotina de higienização adequada e não cuidar direito das lentes pode ser mais propenso a infeções. Mas com os cuidados adequados não. 

> As lentes podem sair sozinhas do olho.
Com a lente de contado adequada para te olho é raro acontecer. Ela até pode sair do lugar caso tu esfregue o olho com a mão, toalha em fim.

> Lentes de contato são desconfortáveis de dão muito trabalho para manter.
Hoje em dia as lentes são super confortável, caso a tua lente esteja desconfortável o melhor é procurar o oftalmologista para descobrir o problema, como já passei aqui a rotina com as lentes é simples, a questão mesmo é pegar o jeito de colocar e tirar o resto é fácil. 


> Quem usa lentes de contato não pode usar maquiagem
Pessoas mentira isso é uma questão habito mesmo, eu uso passo lápis na linha d’agua e tudo e nunca tive nem um problema e já converse com mais de uma oftalmologista sobre isso e nunca me desaconselharam.
Antes de te maquiar coloque as lentes de contato como foi explicado aqui, não pese muito a mão na hora de aplicar maquiagem no olho, de preferencia a maquiagem não oleosas e mascara para cílios e delineadores a prova d’água.

Na hora de remover a maquiagem sempre retire as lentes primeiro e depois passe o demaquilante próprio para a região dos olhos, de preferencia aos não oleosos e hipoalergênicos.

Com isso concluo o assunto Lentes de Contato espero que tenham gostado.

Um comentário:

Lola e Lily disse...

Estou seguindo seu blog !
Segue o meu de volta ?
www.oncinha-rosaa.blogspot.com
LIIIIINDO , PERFECT , SEU BLOG !
ENTRE EM CONTATO E AJUDE-ME DEIXAR O MEU BLOG PARECIDO COM O SEU ?
MUUITO LINDO ! *-*