31 agosto, 2012

Lentes de Contato III - Higiene das lentes de contato


Como falei no texto aqui tem dois tipos de lentes de contato às rígidas e as gelatinosas e cada uma delas tem um tipo de higienização, mas são guardados dentro de estojos específicos para lentes de contato, os estojos devem ser higienizados regularmente (no mínimo umas vez por semana), lavados com água e escovados (a escova deve ser usada apenas para esse fim), o correto é deixar secar naturalmente, em cima de um lenço de papel com a abertura voltada para baixo, e coberto por outro lenção de papel. Para quem usa lentes de contato com frequência o estojo deve ser trocado em trono de três a seis meses.

Antes de começar quero esclarecer uma coisa eu vou falar sobre uma tal “solução” para não dizer nem uma marca especifica, existem diversos produtos para limpeza, higienização e conservação das lentes de contatos, podem ser produtos específicos para cada momento ou uma solução-multiuso. Os produtos usados para lentes gelatinosa e rígidas são diferentes. Não recomento usar soro-fisiológico, somente em emergências no final vou retornar a esse ponto. Vamos lá então:


Lentes Gelatinosas


 Elas devem ser limpas antes de quadrar no estojo, com as mãos limpas sempre, coloque algumas gotas de solução para limpeza de lentes de contato na mão com o dedo mindinho firccionar a lente (cuidado com as unhas elas rasgam e lá se vai teu dinheirinho rs) levemente na palma da mão. Após esse processo enxague com a solução e coloque a lente no estojo preenchendo com a solução até cobrir totalmente as lentes. Antes de utilizar novamente de uma enxaguada nas lentes com a solução.
Caso não use com frequência tuas lentes verifique no guia da tua solução de quanto em quanto tempo deve trocar a solução.

Lentes Rígidas

Como as lentes gelatinas elas devem ser limpas antes de ser guardas porem seu processo é um pouco diferente, pingue duas gotas de solução em cada superfície da lente friccionar na palma da mão (levemente) por cerca de vinte segundo sempre com a superfície côncava para cima. Enxaguar com a solução (nesse caso pode ser agua filtrada) e deixar na solução conservadora e desinfetante por no mínimo 6 horas. Antes de utiliza-las enxague com a solução (ou agua filtrada).

Caso não use com frequência tuas lentes verifique no guia da tua solução de quanto em quanto tempo deve trocar a solução.

..................

Como disse antes não é recomendado o uso de soro fisiológico, a maioria das soluções acompanham miniaturas ideias para deixar na bolsa, mochila ou no carro, a tua não veio? Existem diversos estojos para vender que vem um recipiente para colocar a solução, uma pinça e um estojo, tudo isso num caixinha com espelho. Não quer gastar com isso? Vai ao centro que tu encontra umas embalagens pequeninhas para colocar a solução, não tem mais desculpas né?




Até a próxima, onde vou falar um pouco sobre umas duvidas clássicas e mitos sobre as lentes de contato: Lentes de contato X Maquiagem, A lente que se perdeu dentro do olho, Posso dormir de lente de contato?



Faz tempo que não coloco fotos da Caramelo e do Max, como podem ver o meu bebe ta enorme!


Nenhum comentário: